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Baixa produtividade no time? Descubra porquê e saiba como resolver

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A baixa produtividade é um problema difícil de mensurar! Sua equipe reúne inúmeros talentos. Mas, estranhamente, os resultados entregues são sempre incompatíveis com a expectativa. Qual será a origem desse descompasso?

Para compreender os motivos e resolver o problema da baixa produtividade, você precisa de uma perspectiva norteadora. Tentar resolver na base de “achismos” trará, no máximo, um efeito placebo – temporário e sem efetividade.

Neste texto, sugerimos um método definitivo para você avaliar e otimizar a performance de seu time de colaboradores, evitando a cilada de investir em soluções  ineficientes – que, além de implicarem em gastos infrutíferos, geram ainda mais frustração.

Regra número 1: Conheça seu time

Elementar, não? Mas, talvez justamente por parecer simples, é que gestores acabam subestimando esse recurso.

Veja por este ângulo: em nossas relações pessoais, quanto mais conhecemos alguém, mais aptos estamos a fazer afirmações como “isto é a cara de fulano” ou “ciclano jamais faria isso”. Por que temos essas convicções? 

Porque a convivência nos revelou um padrão de comportamento, um perfil, um jeito de ser próprio daquele sujeito. Inferimos todo um conjunto de ações e posturas a partir desse repertório. Trata-se de um raciocínio lógico e bastante assertivo.

No entanto, quando nosso conhecimento a respeito de alguém é apenas superficial, não nos atrevemos a presumir suas atitudes. Caso o façamos, nossos comentários não passarão de meras especulações, sem base de argumentos.

O princípio é exatamente o mesmo quando falamos em equipe de trabalho. A raiz da baixa produtividade, muitas vezes, está no conhecimento raso quanto aos indivíduos envolvidos no processo. 

Como delegar tarefas, atribuir metas ou medir o desempenho sem ter segurança de que a pessoa tem o perfil certo para produzir os resultados esperados?

Obviamente, não estamos sugerindo que você deva construir uma sólida relação de amizade com cada um de seus funcionários para, então, poder interpretá-los com propriedade. Na área profissional, as coisas não funcionam dessa forma.

Como resolver esse problema?

A melhor alternativa é investir em ferramentas que permitam conhecimento sistematizado e rápido de seu time. Com metodologia adequada – não invasiva ou dispendiosa de tempo – elas entregam relatórios completos que revelam perfis comportamentais, nos quais ficam evidentes os traços de personalidade que você precisa considerar ao administrar a produtividade de sua empresa.

Um exemplo é a ferramenta PASport. Por meio de um questionário, ela entrega relatórios especializados de acordo com o perfil comportamental do indivíduo. Com traços de personalidade e previsões de determinadas atitudes, com 94% de assertividade, é uma excelente aliada ao desempenho de qualquer organização.

Produtividade:  talento certo no cargo certo

Ao conhecer o perfil comportamental de seus funcionários, você saberá como gerenciá-los e desenvolvê-los. Perceberá que, por vezes, um talento é mal aproveitado porque está designado para a função errada. 

Mais importante do que qualquer medida que você possa tomar para sanar a baixa produtividade, é detectar o nível de compatibilidade entre as características de uma demanda e as habilidades de quem foi escalado para desempenhá-la.

Um time de futebol, por exemplo. Quando é bem-sucedido? Ora, quando diferentes talentos estão em campo, sendo que cada jogador está posicionado na função mais oportuna ao desenvolvimento de suas melhores capacidades. A competência do goleiro é distinta daquela esperada do atacante. No lugar certo, eles trazem sucesso ao time. Se suas posições fossem trocadas, não poderíamos esperar mais do que resultados medíocres. 

Ou seja: os talentos precisam estar alocados estrategicamente, respeitando a lógica entre o saber e o fazer. Do contrário, a baixa produtividade será, inevitavelmente, uma constante.

A partir do conhecimento dos perfis comportamentais de sua equipe, você saberá como investir no tipo de motivação e treinamento efetivos, obtendo, de cada colaborador, a melhor atuação. 

Utilize esse método em sua gestão e resolva a baixa produtividade em sua origem. Conte com a PASport para ajudá-lo nesse processo e encontre o método ideal para recrutar bem e desenvolver as pessoas certas para o seu time!

Alguma dúvida? Estamos à disposição!

Recrutamento e Seleção: 5 dicas para reduzir drasticamente a rotatividade

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Acertar no processo de recrutamento e seleção é meta primordial de toda e qualquer empresa. Para conquistar esse objetivo, é imprescindível contar com processos de estratégicos e eficientes.

Você já entendeu, na prática, a importância dessas etapas para a formação de uma equipe produtiva e de alta performance . Porém, ainda tem dúvidas quanto à metodologia mais assertiva a utilizar ? 

Neste post, reunimos 5 dicas que são um verdadeiro passo a passo para garantir otimização definitiva em suas contratações. Confira!

1. Dê especial atenção à fase de recrutamento

Ao divulgar uma vaga, você precisa ter absoluta clareza do que procura. Quanto mais analítico você for, ao localizar as necessidades de sua organização, melhores as chances de encontrar profissionais adequados para cumpri-las.

Pense no funcionário ideal para o cargo e pondere:

  • Quais habilidades técnicas são fundamentais para que desempenhe suas tarefas?
  • A experiência prévia é essencial?
  • Quais conhecimentos são desejáveis (mas não obrigatórios, pois podem ser adquiridos na dinâmica do trabalho)?
  • Que tipo de competências e perfil comportamental você espera desse colaborador?
  • Que diferenciais seriam decisivos para os critérios de seleção?
  • Existem requisitos próprios da vaga, como a disponibilidade para viagens?

Esses são exemplos bastante elementares, mas que, desenvolvidos com precisão, serão um filtro importante para atrair candidatos específicos e afastar entregas de currículos fora de propósito.

2. Realize uma triagem de currículos assertiva

Se você concluir a dica anterior com eficiência, terá muito mais facilidade nessa etapa. Receberá menos currículos desconectados com o que precisa e terá critérios bem objetivos para selecionar os mais oportunos.

Além de, obviamente, examinar a compatibilidade entre a apresentação do candidato e as exigências da vaga, considere os seguintes pontos:

  • Ortografia: um currículo redigido com erros consideráveis aponta falta de zelo e desatenção. Se essa postura já dá indícios na fase de recrutamento e seleção, seria uma surpresa encontrá-la no desempenho do cargo?
  • Rastro profissional: quais cargos o candidato já ocupou? Quanto tempo ficou em cada empresa ou função? Conta com promoções em sua trajetória? Diante dessas informações, você pode inferir se está diante de um perfil estável, proativo, especializado — ou multitarefas —, ambicioso, acomodado…
  • Formação: verifique as datas de seus cursos. Perceba se ele investe em aperfeiçoamento ou parece estagnado nesse sentido.

3. Prepare-se para a entrevista de recrutamento

Não pense que uma conversa espontânea, nessas ocasiões, é a melhor estratégia. Lógico, você não quer — e nem deve — deixar o candidato intimidado com um questionário rígido. Porém, sem um planejamento, as entrevistas se tornam pouco produtivas.

Para manter o foco e obter retorno satisfatório nessa etapa, siga estas orientações:

  • faça um roteiro para guiar a entrevista; 
  • escute as respostas, sem ansiedade;
  • não confie na memória: realize anotações;
  • tenha em mente o descritivo da vaga que você precisa preencher — não se encante com outras habilidades, realizando uma seleção equivocada, por medo de perder um talento;
  • proponha exemplos de situações (problemas e dinâmicas do cotidiano da empresa), perguntando como o candidato reagiria diante delas.

4. Faça o mapeamento de perfil comportamental

Utilize uma eficiente ferramenta para mapear o perfil comportamental e obtenha a análise detalhada do candidato, averiguando se ele é, de fato, o mais indicado para a vaga. Através destas ferramentas você poderá identificar se o que ele fala é verdadeiro, ou se ele é só um candidato bem preparado para a entrevista.

Uma das melhores ferramentas do mercado para este mapeamento é o sistema PASport, cuja   eficiência das contratações atinge o índice de 94% diminuindo, exponencialmente, problemas como turnover, demissões e baixa produtividade.

5. Verifique as referências

Entre em contato com pessoas com as quais seu candidato trabalhou. Peça uma lista de telefones ou e-mails de colegas, líderes ou subordinados. É uma prática benéfica, que complementa suas impressões e expectativas. 

Com essas 5 dicas, o processo de recrutamento e seleção será muito mais efetivo, atraindo e retendo talentos substanciais para o sucesso de seus negócios.

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Más contratações: Quanto elas custam?

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Nas contratações, o processo de recrutamento e seleção de candidatos é a principal estratégia de sucesso de uma empresa. 

Contudo, mesmo com uma infinidade de recursos que permitem escolhas certeiras, muitos insistem em análises obsoletas, utilizando ferramentas antigas e  métodos ultrapassados que resultam em más contratações, sem ter noção do quanto a tecnologia pode nos auxiliar neste processo.

Já observou a quantidade de prejuízos ocasionadas por uma admissão equivocada? Neste artigo, reunimos uma série de motivos para você reavaliar seus métodos seletivos. Confira!

Custos financeiros de más contratações

Esse é o ponto aos quais os empresários e gestores estão mais atentos. Afinal, números são concretos e fáceis de constatar.

Entretanto, ao fazer o cálculo do problema, não é correto contabilizar apenas os encargos relativos à demissão. O “mau negócio” precisa ser medido desde sua origem, para representar o custo real do funcionário para a organização. 

Logo, além de todos os valores rescisórios, inclua à soma:

  • recursos despendidos na divulgação da vaga;
  • horas de trabalho dedicadas pelo profissional que realizou a triagem de currículos, entrevistas e avaliação de candidatos;
  • dinâmicas para adaptação ao ambiente de trabalho;
  • valor dos exames admissionais (e demissionais);
  • investimento em treinamento e capacitação;
  • uniforme, crachás e demais itens de identificação do funcionário, de acordo com sistema da empresa;
  • equipamentos fornecidos para o desempenho da função;
  • benefícios e salários pagos até a rescisão;

Assustador, não? E, o mais grave, não acaba por aí… 

Impactos das contratações ruins no desempenho da empresa

Além dos custos mensuráveis, que apontamos na listagem acima, outros prejuízos — talvez ainda mais dispendiosos — estão intrinsecamente relacionados a contratações malsucedidas.

Imagine que, em vez de falarmos de pessoas, estivéssemos nos referindo a uma máquina. Você emprega recursos para adquiri-la. Realiza pesquisas, passa horas lendo e-mails com informações para apoiar suas decisões. 

Gasta mais um precioso tempo ao telefone, fazendo negociações. Paga o frete, instalação, insumos, energia elétrica… E, frustrando suas expectativas, a máquina não opera como o previsto.

Ela é lenta, exige constante manutenção, entrega resultados   aquém do necessário . O fato da máquina não funcionar corretamente desequilibra toda a equipe, que acaba perdendo o ritmo e qualidade de produção. 

Um colaborador, que não consegue cumprir com as tarefas às quais foi designado, acarreta o mesmo tipo de empecilhos. Em outras palavras, contratações ruins significam:

  • baixa produtividade;
  • atrasos nos processos;
  • reclamações de clientes;
  • desmotivação do time, que precisa remediar erros do colega ou — no caso de uma contratação equivocada, num nível hierárquico superior — obedecer comandos contraproducentes.
  • os resultados simplesmente não acontecem.

Como evitar contratar de forma erradas?

A chave está nos critérios de seleção. Enquanto a empresa contratar apenas pelo currículo (ou seja, considerando formação e experiências),e pela entrevista   os erros que levam às más contratações continuarão se repetindo.

Em contrapartida a esse método, que ignora o fator responsável por 90% das demissões — o comportamento — existem sistemas que aperfeiçoam o recrutamento e seleção, privilegiando, justamente, a identificação dos traços de perfil do candidato na sua essência; mais conhecido como SELF.

O resultado? O nível de assertividade das contratações sobe para 94%.

A ferramenta PASport é referência nesse tipo de avaliação. Com tecnologia inovadora e conceituada expertise, a PASport detecta, através de questionários — que podem ser respondidos rapidamente, online ou presencialmente — se o candidato aponta efetiva compatibilidade com a o cargo.

Com essa estratégia, as contratações erradas se tornam praticamente nulas . A rotatividade diminui expressivamente, a produtividade aumenta e por consequência, beneficia a reputação da empresa, atraindo novos talentos — e clientes.

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Descubra qual é segredo das empresas que crescem rápido

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Qual o segredo das empresas promissoras? Que resposta a essa questão primeiro lhe ocorre? Aporte financeiro? Equipamentos de alta tecnologia? Estrutura impecável?

Sem dúvida, todas essas condições contribuem para a saúde dos negócios. Mas, o capital humano é de fato o grande diferencial de organizações que prosperam com maior desenvoltura. Tenha ciência disso.

Considere qualquer processo, do planejamento estratégico à entrega final do produto. Sem as pessoas certas para guiar e executar as metas de cada função, não há dinheiro ou maquinário que impulsione resultados.

Entenda, neste artigo que criamos especialmente para você,  porque ter uma equipe qualificada é a base do sucesso de empresas que se destacam no mercado, e  o que você pode fazer para ter um time campeão.

Otimização de vendas e fidelização de clientes

Não importa o nicho ou porte da organização: seu objetivo maior sempre será o aumento da margem de lucros e o crescimento do negócio. Por isso, empresas investem pesado em em matérias-primas de excelência, marketing, tecnologia inovadora e, claro, em contratações inteligentes.

Com a competitividade acirrada, típica do cenário atual, negócios que pecam no atendimento ao cliente não encontram espaço para progredir — mesmo oferecendo o melhor produto. Não há esforço técnico capaz de contornar problemas nesse setor.

Pense em sua experiência, como consumidor. Por exemplo: mesmo apreciando a comida de um restaurante, você não retorna ao estabelecimento se considerar que foi ignorado pelos garçons, se a entrega dos pedidos foi demorada, se não gostar da postura do caixa… E, certamente, falará mal do lugar para seus amigos — ou irá registrar queixas nas redes sociais. Ou seja: os efeitos de uma impressão negativa repercutem no prestígio de qualquer espécie de organização.

O segredo das empresas que crescem rápido está em perceber que, mesmo sem todos os recursos para, de imediato, oferecer o melhor item do mercado, podem suplantar essa deficiência com atendimento impecável.

Novamente, convoque sua experiência e analise: o que justifica sua preferência por determinados comércios? Por qual razão — ainda que, eventualmente, pratiquem preços mais altos que a concorrência — você os prioriza? Suas respostas tendem a indicar o conforto, a sensação de ser bem recebido e a atenção destinada às suas necessidades, como elementos decisivos.

Em lojas físicas ou virtuais, qualquer venda é um ritual de conquista. Você fideliza clientes na medida em que os cativa. Verifique se o atendimento de sua empresa emprega os talentos adequados para satisfazer as demandas de comunicação, pertinentes ao perfil de seus consumidores. Se notar incoerências ou lacunas, resolva com urgência!

Contratações assertivas: segredo das empresas em ascensão

Você sonha com uma equipe motivada, produtiva, harmônica e proativa? Como está providenciando essa realização? Acredita que a melhor estratégia é investir em treinamentos constantes ou prometer aumentos salariais? Então saiba que está apostando nos recursos errados.

Certamente, tanto os treinamentos quanto às possibilidades de promoções são elementares para a dinâmica progressista da empresa. Porém, quando as propostas estão dissonantes das reais competências dos colaboradores, elas jamais atingirão êxito. A sua empresa vai gastar muito capacitando maus profissionais que, embora treinados, não entregarão o resultado esperado.

Ou seja, é essencial averiguar se o profissional possui o perfil recomendado para a sua função. Para o setor administrativo e financeiro, por exemplo, a organização é fundamental e para vendas, é preciso um perfil persuasivo. Até mesmo líderes devem possuir características específicas.

Cada função requer características específicas e é preciso levar isso em conta na hora da contratação. Isso é extremamente relevante para evitar erros e possíveis problemas no trabalho. Organizações inteligentes compreendem que, muito mais efetivo do que tentar transformar a disposição de um funcionário, é pensar a contratação com critérios focados no perfil já estabelecido.

Para superar metas, é preciso coerência entre as características intrínsecas da função e o perfil comportamental do colaborador. Quando essa equação está desequilibrada, os resultados, fatalmente, expressarão irregularidades e baixo rendimento.

O segredo das empresas para a formação de equipes

Para a formação de equipes com performance acima da média, conte com tecnologia de mapeamento de perfil comportamental. Nela, você poderá identificar com agilidade e assertividade se o candidato preenche o perfil da vaga, se tem as características natas necessárias para atender os desafios do cargo.

O sistema PASport é uma excelente opção nesse quesito, oferecendo um relatório detalhado que pode ser analisado em poucos minutos, com a simples interpretação de um gráfico, e garantindo 94% de eficiência nas contratações que passam por este filtro. 

A pessoa certa, no lugar certo, faz toda a diferença na expansão dos negócios. Esse é o principal segredo das empresas de sucesso: investir em qualidade ímpar de capital humano. Entre em contato com a PASport e descubra como fazer de sua organização um exemplo de desempenho superior.

Estamos à disposição para te ajudar nesse processo e tirar todas as possíveis dúvidas!