Nas contratações, o processo de recrutamento e seleção de candidatos é a principal estratégia de sucesso de uma empresa.
Contudo, mesmo com uma infinidade de recursos que permitem escolhas certeiras, muitos insistem em análises obsoletas, utilizando ferramentas antigas e métodos ultrapassados que resultam em más contratações, sem ter noção do quanto a tecnologia pode nos auxiliar neste processo.
Já observou a quantidade de prejuízos ocasionadas por uma admissão equivocada? Neste artigo, reunimos uma série de motivos para você reavaliar seus métodos seletivos. Confira!
Custos financeiros de más contratações
Esse é o ponto aos quais os empresários e gestores estão mais atentos. Afinal, números são concretos e fáceis de constatar.
Entretanto, ao fazer o cálculo do problema, não é correto contabilizar apenas os encargos relativos à demissão. O “mau negócio” precisa ser medido desde sua origem, para representar o custo real do funcionário para a organização.
Logo, além de todos os valores rescisórios, inclua à soma:
- recursos despendidos na divulgação da vaga;
- horas de trabalho dedicadas pelo profissional que realizou a triagem de currículos, entrevistas e avaliação de candidatos;
- dinâmicas para adaptação ao ambiente de trabalho;
- valor dos exames admissionais (e demissionais);
- investimento em treinamento e capacitação;
- uniforme, crachás e demais itens de identificação do funcionário, de acordo com sistema da empresa;
- equipamentos fornecidos para o desempenho da função;
- benefícios e salários pagos até a rescisão;
Assustador, não? E, o mais grave, não acaba por aí…
Impactos das contratações ruins no desempenho da empresa
Além dos custos mensuráveis, que apontamos na listagem acima, outros prejuízos — talvez ainda mais dispendiosos — estão intrinsecamente relacionados a contratações malsucedidas.
Imagine que, em vez de falarmos de pessoas, estivéssemos nos referindo a uma máquina. Você emprega recursos para adquiri-la. Realiza pesquisas, passa horas lendo e-mails com informações para apoiar suas decisões.
Gasta mais um precioso tempo ao telefone, fazendo negociações. Paga o frete, instalação, insumos, energia elétrica… E, frustrando suas expectativas, a máquina não opera como o previsto.
Ela é lenta, exige constante manutenção, entrega resultados aquém do necessário . O fato da máquina não funcionar corretamente desequilibra toda a equipe, que acaba perdendo o ritmo e qualidade de produção.
Um colaborador, que não consegue cumprir com as tarefas às quais foi designado, acarreta o mesmo tipo de empecilhos. Em outras palavras, contratações ruins significam:
- baixa produtividade;
- atrasos nos processos;
- reclamações de clientes;
- desmotivação do time, que precisa remediar erros do colega ou — no caso de uma contratação equivocada, num nível hierárquico superior — obedecer comandos contraproducentes.
- os resultados simplesmente não acontecem.
Como evitar contratar de forma erradas?
A chave está nos critérios de seleção. Enquanto a empresa contratar apenas pelo currículo (ou seja, considerando formação e experiências),e pela entrevista os erros que levam às más contratações continuarão se repetindo.
Em contrapartida a esse método, que ignora o fator responsável por 90% das demissões — o comportamento — existem sistemas que aperfeiçoam o recrutamento e seleção, privilegiando, justamente, a identificação dos traços de perfil do candidato na sua essência; mais conhecido como SELF.
O resultado? O nível de assertividade das contratações sobe para 94%.
A ferramenta PASport é referência nesse tipo de avaliação. Com tecnologia inovadora e conceituada expertise, a PASport detecta, através de questionários — que podem ser respondidos rapidamente, online ou presencialmente — se o candidato aponta efetiva compatibilidade com a o cargo.
Com essa estratégia, as contratações erradas se tornam praticamente nulas . A rotatividade diminui expressivamente, a produtividade aumenta e por consequência, beneficia a reputação da empresa, atraindo novos talentos — e clientes.
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