Qual o segredo das empresas promissoras? Que resposta a essa questão primeiro lhe ocorre? Aporte financeiro? Equipamentos de alta tecnologia? Estrutura impecável?
Sem dúvida, todas essas condições contribuem para a saúde dos negócios. Mas, o capital humano é de fato o grande diferencial de organizações que prosperam com maior desenvoltura. Tenha ciência disso.
Considere qualquer processo, do planejamento estratégico à entrega final do produto. Sem as pessoas certas para guiar e executar as metas de cada função, não há dinheiro ou maquinário que impulsione resultados.
Entenda, neste artigo que criamos especialmente para você, porque ter uma equipe qualificada é a base do sucesso de empresas que se destacam no mercado, e o que você pode fazer para ter um time campeão.
Otimização de vendas e fidelização de clientes
Não importa o nicho ou porte da organização: seu objetivo maior sempre será o aumento da margem de lucros e o crescimento do negócio. Por isso, empresas investem pesado em em matérias-primas de excelência, marketing, tecnologia inovadora e, claro, em contratações inteligentes.
Com a competitividade acirrada, típica do cenário atual, negócios que pecam no atendimento ao cliente não encontram espaço para progredir — mesmo oferecendo o melhor produto. Não há esforço técnico capaz de contornar problemas nesse setor.
Pense em sua experiência, como consumidor. Por exemplo: mesmo apreciando a comida de um restaurante, você não retorna ao estabelecimento se considerar que foi ignorado pelos garçons, se a entrega dos pedidos foi demorada, se não gostar da postura do caixa… E, certamente, falará mal do lugar para seus amigos — ou irá registrar queixas nas redes sociais. Ou seja: os efeitos de uma impressão negativa repercutem no prestígio de qualquer espécie de organização.
O segredo das empresas que crescem rápido está em perceber que, mesmo sem todos os recursos para, de imediato, oferecer o melhor item do mercado, podem suplantar essa deficiência com atendimento impecável.
Novamente, convoque sua experiência e analise: o que justifica sua preferência por determinados comércios? Por qual razão — ainda que, eventualmente, pratiquem preços mais altos que a concorrência — você os prioriza? Suas respostas tendem a indicar o conforto, a sensação de ser bem recebido e a atenção destinada às suas necessidades, como elementos decisivos.
Em lojas físicas ou virtuais, qualquer venda é um ritual de conquista. Você fideliza clientes na medida em que os cativa. Verifique se o atendimento de sua empresa emprega os talentos adequados para satisfazer as demandas de comunicação, pertinentes ao perfil de seus consumidores. Se notar incoerências ou lacunas, resolva com urgência!
Contratações assertivas: segredo das empresas em ascensão
Você sonha com uma equipe motivada, produtiva, harmônica e proativa? Como está providenciando essa realização? Acredita que a melhor estratégia é investir em treinamentos constantes ou prometer aumentos salariais? Então saiba que está apostando nos recursos errados.
Certamente, tanto os treinamentos quanto às possibilidades de promoções são elementares para a dinâmica progressista da empresa. Porém, quando as propostas estão dissonantes das reais competências dos colaboradores, elas jamais atingirão êxito. A sua empresa vai gastar muito capacitando maus profissionais que, embora treinados, não entregarão o resultado esperado.
Ou seja, é essencial averiguar se o profissional possui o perfil recomendado para a sua função. Para o setor administrativo e financeiro, por exemplo, a organização é fundamental e para vendas, é preciso um perfil persuasivo. Até mesmo líderes devem possuir características específicas.
Cada função requer características específicas e é preciso levar isso em conta na hora da contratação. Isso é extremamente relevante para evitar erros e possíveis problemas no trabalho. Organizações inteligentes compreendem que, muito mais efetivo do que tentar transformar a disposição de um funcionário, é pensar a contratação com critérios focados no perfil já estabelecido.
Para superar metas, é preciso coerência entre as características intrínsecas da função e o perfil comportamental do colaborador. Quando essa equação está desequilibrada, os resultados, fatalmente, expressarão irregularidades e baixo rendimento.
O segredo das empresas para a formação de equipes
Para a formação de equipes com performance acima da média, conte com tecnologia de mapeamento de perfil comportamental. Nela, você poderá identificar com agilidade e assertividade se o candidato preenche o perfil da vaga, se tem as características natas necessárias para atender os desafios do cargo.
O sistema PASport é uma excelente opção nesse quesito, oferecendo um relatório detalhado que pode ser analisado em poucos minutos, com a simples interpretação de um gráfico, e garantindo 94% de eficiência nas contratações que passam por este filtro.
A pessoa certa, no lugar certo, faz toda a diferença na expansão dos negócios. Esse é o principal segredo das empresas de sucesso: investir em qualidade ímpar de capital humano. Entre em contato com a PASport e descubra como fazer de sua organização um exemplo de desempenho superior.
Estamos à disposição para te ajudar nesse processo e tirar todas as possíveis dúvidas!