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Contratação: saiba como encontrar o candidato ideal mais rápido

Uma nova contratação traz, simultaneamente, oportunidades e desafios. Agregar talentos qualificados à equipe traz inovação, dinamismo e qualidade para seus processos. Porém, chegar ao candidato ideal, pode consumir tempo e recursos significativos.

Por mais urgente que seja o preenchimento da vaga, a seleção criteriosa deve ser a prioridade. Um equívoco, nessa etapa, inevitavelmente traria frustrações e prejuízos muitas vezes incalculáveis.

Mas seria possível acelerar o processo de contratação, sem abrir mão da assertividade? Com os métodos e recursos adequados, sim!

Confira 3 dicas para identificar, com agilidade, o melhor candidato para o cargo que sua empresa oferece:

1. Aperfeiçoe suas estratégias de recrutamento

Você evita uma série de desgastes desnecessários quando se certifica de que a divulgação da vaga traduz seus objetivos.

Ao descrever as atribuições e exigências do cargo, seja preciso e direto. Saiba o que procura, para perceber quando encontrar!

Atente-se à linguagem utilizada nessa comunicação. Adapte seu texto ao interlocutor que você busca atingir. Deseja um perfil mais sério e tradicional? Conduza a descrição com palavras que se comuniquem bem com esse comportamento. Precisa de alguém “super criativo e descolado”? Faça do anúncio um espelho dessas características.

Um ponto adicional é garantir que o candidato possa conhecer a cultura organizacional de sua empresa. Utilize as redes sociais para promover imagens que retratem o dia a dia da equipe, suas conquistas e o ambiente de trabalho. Assim, poderá atrair pessoas que empatizem com o estilo do local.

2. Utilize a tecnologia para minimizar custos e otimizar a contratação

Conhecer o perfil comportamental do candidato é prioridade para uma contratação bem-sucedida. Contudo, com metodologia tradicional — empregando inúmeros testes e dinâmicas — esse diagnóstico é tão demorado quanto pouco assertivo e defasado.

Com a ferramenta certa, você alcança resultados superiores, em tempo mínimo. Através da aplicação de um questionário, que pode ser respondido online — levando de 5 a 10 minutos —, a PASport consegue traçar todo o mapeamento do perfil comportamental do candidato. 

O sistema processa as respostas, automaticamente. A partir dessas, entrega um relatório preciso, com 14 páginas, que detalham os traços de personalidade e atitudes previsíveis, demonstrando se o perfil é — ou não — compatível com as especificidades da vaga. Porém, não é preciso estudar todas essa páginas para entender o perfil do candidato, esse relatório traz um gráfico resumindo as informações importantes logo na primeira página.

Como 9 a cada 10 demissões são ocasionadas pelo perfil de comportamento (não necessariamente prejudicial, mas, essencialmente, desconectado dos critérios de produtividade), é interessante garantir a melhor análise do perfil, antes das contratações. Pois, enxergar perfeitamente o perfil do candidato, mesmo antes de ele entrar na empresa é tudo o que qualquer RH e empresa desejam conseguir.

3. Considere contratações internas

Será que o candidato ideal não está mais próximo do que você imagina? Veja alguns motivos para você adotar essa estratégia:

  • motiva a equipe, que percebe reais possibilidades de ascensão na empresa;
  • retém e desenvolve talentos;
  • diminui o tempo de adaptação, pois o profissional está familiarizado com a dinâmica da organização;
  • reduz custos;
  • há prévio entrosamento com a equipe;
  • melhora o índice de acerto nas contratações, visto que já se conhece o perfil e histórico do candidato.

Além de permitir que os funcionários se anunciem como interessados na vaga, institua uma política de indicação. Opiniões e percepções dos colaboradores podem trazer subsídios importantes para sua decisão.

Seguindo essas dicas, você economiza tempo, dinheiro e garante uma contratação qualificada. 

Gostou deste post? Então aplique essas dicas e outras dicas aqui do blog no seu dia a dia e comece a aproveitar dos resultados agora mesmo. Compartilhe conhecimento: envie este conteúdo com algum colega que possa se beneficiar da informação! Adote esta ideia!