fbpx

Como montar um time de vendas campeão

Time de vendas: independente de tamanho e segmento, toda empresa tem o objetivo de extrair melhores resultados dele. Para tanto, é evidente que a qualidade deve guiar cada passo do negócio, sem exceções e contemplando, principalmente, o recrutamento e o desenvolvimento do time.

Investimento em tecnologia, estrutura e inovação, por exemplo, são pilares de uma empresa próspera. Porém, nenhum produto ou serviço – por mais eficiente que seja – sobrevive sem vendedores aptos, capazes de fazer a ponte entre o bem oferecido e o desejo do consumidor.

Sabendo que a equipe de vendas é decisiva para a saúde financeira de qualquer empreendimento, é fundamental garantir que sua seleção seja orientada por critérios inteligentes. E muito se engana quem pensa que um currículo ou uma simples entrevista cumpre esse papel! Até porque extroversão elevada não pode ser confundida com foco em resultado.

Quem deseja montar um time de vendas campeão deve observar, no momento da contratação, o mesmo princípio que ocasiona demissões: o perfil comportamental. 

Entenda porque aplicar esse conceito representa uma grande vantagem estratégica e descubra como você pode usá-lo, em sua empresa!

Metodologias de contratação: por que é importante rever a sua?

Não foi à toa que apontamos o perfil comportamental como razão de demissões. Se você já precisou dispensar algum empregado, pondere: o que o levou a essa atitude? Geralmente, as causas não estão no currículo, não é mesmo? 

Pense quais palavras usaria para relatar o que trouxe insatisfação com o desempenho. Você notará que elas apontam numa direção: comportamento, personalidade, atitudes.

Se estamos tão cientes da relevância das condutas, quando diagnosticamos um problema em nosso time de vendas, por que não percebemos esse critério como referência no momento propício – o da contratação?

Bem, obviamente as empresas de sucesso não estão cegas a tal questão… Por isso adotam metodologias que asseguram esse cuidado em sua seleção de colaboradores. 

O método de análise comportamental vai muito além de uma entrevista de 5 minutos com um candidato. Ele faz uma leitura hábil de indicadores e características, que permite prever se aquela pessoa que está buscando o cargo tem legítima afinidade com as habilidades que serão necessárias para seu desempenho.

Qual o perfil comportamental de um time de vendas campeão?

Se houvesse uma resposta simples a essa indagação, bastaria passar a fórmula a todos os recrutadores, não é verdade? 

É preciso conhecer a especificidade das metas da empresa, as demandas de seus clientes, o tipo de produto a ser vendido… E, então, relacioná-los ao perfil comportamental de cada vendedor envolvido no processo.

Para você ter uma ideia mais clara, veja os 4 principais traços a serem observados:

  • dominância: refere-se a atributos como determinação, iniciativa, competitividade,   e pró atividade;
  • extroversão: típica de quem se comunica e interage com facilidade, é persuasivo entusiasmado e gosta de trabalhar com pessoas;: ritmo:  denota autocontrole e capacidade de entregar resultados, lidar com conflitos, tensões e pressões do ambiente;
  • conformidade: aponta o nível de compromisso com regras, precisão e perfeccionismo, bem como visão sistêmica, criatividade e capacidade de adaptação 
  • paciência: refere-se à estabilidade, versatilidade, agilidade e orientação para executar determinadas tarefas.

Evidentemente, aqui apresentamos os traços de forma muita resumida. Mas você já pode interpretar como eles repercutem na prática diária. 

Todo indivíduo possui, em sua personalidade essas 4 características, em maior ou menor intensidade. E saber a intensidade certa para cada cargo e perfil de empresa conduz a uma escolha assertiva, que otimiza o que cada um tem de melhor, de acordo com a função que lhe cabe executar.

Portanto, a seleção não pode ser impulsiva, movida por entendimentos rasos de “primeiras impressões”. É preciso empregar uma metodologia coerente, que entregue resultados profissionais. 

A PASport é uma ferramenta com essa expertise! Por meio da aplicação de uma testagem, ela sistematiza  perfis comportamentais em gráficos rápidos e fáceis de interpretar. Se você deseja formar um time de vendas campeão, descubra como a PASport pode lhe ajudar! Saiba mais!

Deixe um comentário