fbpx

Entenda porque vale a pena contratar estagiários

Conheça as  principais vantagens

Contratar estagiário, sem dúvidas, é um ótimo investimento para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. E isso não tem relação apenas com os baixos custos trabalhistas.

 

Pelo contrário, quem opta por contratar estagiários só para ter alguém que recebe menos, está muito longe de ter a visão empreendedora que todo negócio precisa para atingir o sucesso. 

 

Na maioria das vezes, investir em um estudante e incentivá-lo pelo trabalho, além de colaborar muito para o crescimento da equipe da empresa como um todo, também pode revelar um grande talento para a empresa que trará frutos para o futuro. 

 

Muitas empresas renomadas são reconhecidas por possibilitarem novas oportunidades para pessoas com poucas ou nenhuma experiência. Elas se tornam grandes polos de conhecimento por agregar valor e possibilidades para quem está começando. Ou seja: contratar estagiários é uma prática que pode contribuir, também, para reforçar positivamente sua marca no mercado.

 

Quer saber mais sobre como contratar estagiários e os benefícios dessa ação? Vamos te contar tudo neste artigo. Acompanhe!

 

Quem pode contratar um Estagiário?

Todas as empresas e associações civis podem contratar estagiários. O mesmo vale para órgãos de administração pública, profissionais liberais de nível superior, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional, e MEI (Microempreendedor Individual)  que pode ter um funcionário OU  um estagiário.

 

Com relação ao tempo de contrato, a regra é a mesma para todas as categorias contratantes: todos devem respeitar a Lei do Estágio. Ele pode estagiar por até dois anos, desde que mantenha sempre o vínculo com uma instituição de ensino e que seja supervisionado por algum profissional experiente da área.

 

 

Vantagens em contratar estagiário

Vamos agora, entender todos os bons motivos para você adotar a cultura da contratação de estagiários e formação de novos profissionais desde a base, na sua empresa. Acompanhe.

 

 

    1. Você forma profissionais com a sua cultura de negócio 

O investimento em um acadêmico traz uma grande vantagem: possibilidade de moldar o profissional de acordo com as necessidades e o perfil da empresa. E levando em conta que mais de 70% das demissões ocorrem por questões comportamentais e não técnicas, este é um fator muito relevante!

 

Ao contratar um jovem estudante, você estará diante de um profissional ainda sem os chamados “vícios do mercado”. Ou seja: alguém que não desenvolveu seu próprio modus operandi, com atalhos, recursos e até mesmo malandragens que podem ir contra a sua estratégia de negócio.

 

Então, você poderá formar este profissional com a conduta de acordo com os valores e cultura da sua empresa. Ele estará mais apto a moldar-se às prioridades, ao ritmo operacional e ao padrão de relacionamento interno e atendimento ao cliente ditados pela sua estratégia de negócio.

 

O principal resultado positivo em potencial será formar um profissional que continuará por muitos anos com você, mesmo depois de formado, cumprindo e disseminando a cultura da sua empresa para os novos que entrarem. E vamos combinar: reduzir a rotatividade e ainda ter um evangelizador interno, é uma baita vantagem, não é mesmo?

 

 

    2.Você traz atualização e tecnologia para o seu negócio

Muitas novidades, sejam elas resultados de pesquisa acadêmica ou inovações tecnológicas, chegam primeiro na universidade. Tanto ao consumir a bibliografia recomendada pelos professores, quanto tendo acesso aos diversos estudos de caso debatidos e apresentados em sala de aula, um universitário está em constante atualização, o tempo todo.

 

E este pode ser um refresco inovador muito importante para o sucesso dos seus negócios. Ter dentro da sua empresa um estudante, que tem acesso a tantas novidades e ideias, até mesmo de outros setores de atuação, pode originar inovações e muito crescimento.

 

Avalie: quanto tempo e dinheiro te custaria estar sempre fazendo cursos e participando de seminários de atualização? Tudo isso pode ser economizado. Em uma conversa de 15 minutos com seu estagiário você poderá ir direto ao ponto e descobrir quais novidades são relevantes para o seu negócio. Reflita! 

 

 

    3.Você reduz o investimento operacional inicial

As vantagens de contratar um estagiário são inúmeras, mas um delas é indiscutível: a financeira! Como sabemos, custo para empresa ao contratar um estudante é bem menor do que contratar um empregado formal no regime CLT.

 

A principal redução está nos pesados encargos trabalhistas. Um estagiário recebe, da sua empresa, a bolsa auxílio, o transporte, a alimentação e 30 dias de descanso remunerado a cada 01 ano trabalhado e a taxa de administração da agência de estágios. O custo final é muito menor que uma vaga CLT, que terá um acréscimo final de cerca de 40% do valor do salário do empregado, apenas com taxas e impostos.

 

Em tempos de crises, como esta que estamos passando com o Coronavírus, milhares de empresas não conseguem manter seus funcionários por causa do alto custo mensal e baixo retorno. Mas se contar com alguns estagiários, talvez encontre uma saída financeiramente viável para manter sua operação funcionando.

 

 

    4.Você fortalece o mercado e a economia  local

Quando empresas dão oportunidades de emprego para estudantes locais, consequentemente fortalecem a economia da região. Afinal, se todos os bons profissionais precisarem sair para cidades maiores em busca de bons empregos, as empresas locais sempre terão crescimento limitado, devido à dificuldade em encontrar bons profissionais. 

 

O oposto também é verdadeiro, se os bons profissionais formados na cidade vão embora, muitas empresas precisam atrair candidatos de outras cidades, o que às vezes custa mais caro e inviabiliza outros investimentos importantes para o negócio.

 

Assim, ao contratar um estagiário, você aumenta as probabilidades dele ficar na sua cidade.

 

 

    5.Você realiza boa parte do processo seletivo online

Devido ao cenário atual, muitas empresas estão de portas fechadas em função da quarentena de isolamento para prevenção do coronavírus. 

 

Mas seus processos seletivos de estagiários não precisam parar. Há empresas , como a  Prática Recursos Humanos – Representante regional da ABRH-RS , em que você consegue evoluir praticamente todas as etapas do processo seletivo de estagiários de forma online, ganhando tempo e produtividade com trabalho remoto.

 

 

Qual é o número máximo de estagiários sua empresa pode ter?

Uma dúvida muito frequente enfrentada pelas pessoas jurídicas concedentes do estágio, sejam elas com ou sem finalidade lucrativa, é a respeito da existência ou não de um limite quanto à quantidade máxima de estagiários.

 

Há uma regra específica para MEI, que pode ter até um empregado, podendo ser ele estagiário ou não, mas não podem acumular estagiário mais funcionário. Para os demais casos, a regra é a que segue abaixo: 

 

  • Aos estágios de nível superior e nível médio profissional não há limitação quanto à quantidade de estagiários.
  • Aos estágios de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, há uma limitação quanto ao número de estagiários. O Art. 17, inciso IV estabelece que acima de 25 (vinte e cinco) empregados, o limite é de até 20% (vinte por cento) de estagiários. Quando o cálculo resultar em fração, poderá ser arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

Portanto:

 I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário;

II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;

III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários;

IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados, até 20% (vinte por cento) de    estagiários.

 

 

Como fazer para contratar um estagiário?


O processo é simples e rápido.  A empresa poderá Solicitar o Convênio Empresa através de estagios@praticapf.com.br gratuitamente. Depois de conveniadas as empresas poderão abrir a vaga diretamente no site www.praticapf.com.br ou pelo e-mail acima informando os Dados da Vaga

 

Desta forma, selecionaremos os estudantes que mais se aproximam do perfil exigido e enviaremos para a empresa o Currículo Vitae ou o agendamento de uma entrevista. 

 

Após o estudante ser selecionado, a empresa deverá enviar devidamente preenchida, a Carta de Aprovação recebida, contendo todas as informações do estágio, como atividades, carga horária, valor da bolsa, entre outras. 

 

Caso você já tenha um estagiário e deseje somente legalizar a contratação, necessitamos do Convênio Empresa e a Carta de Aprovação. Após esse processo, a empresa receberá em seu e-mail o contrato para assinar digitalmente.

 

É simples, rápido e eficaz! Economize tempo e dinheiro, convenie sua empresa agora mesmo em nosso site, e conte com todas as vantagens de poder contratar estagiários você também.

 

ABRIR UMA VAGA DE ESTÁGIO AGORA

Deixe um comentário