fbpx

Perfil comportamental: Porque apostar na avaliação de PASport?

Estima-se que o perfil comportamental é responsável por 70% dos fatores determinantes de sucesso de um indivíduo ou de uma equipe.

Em virtude de experiências práticas que comprovam essa informação, muitas empresas adotam estratégias — na ocasião de entrevistas de emprego — que pretendem ter uma leitura mais apurada do candidato. 

Perguntas que intentam prever reações no ambiente de trabalho, na dinâmica com demais colaboradores e clientes, são bastante comuns.

Porém, nas entrevistas tradicionais, os candidatos nem sempre são transparentes. Não porque sejam mentirosos! 

Apenas entregam as respostas que julgam adequadas, para conseguirem a vaga.

Em outras situações, suas respostas são inadequadas porque a tensão os inibe. Não conseguindo pensar com clareza, acabam falando coisas incoerentes com sua personalidade.

Então como avaliar o perfil comportamental, de modo confiável? Existe alguma metodologia que alcance resultados precisos? Siga a leitura e descubra!

PASport: estratégia de avaliação de perfil comportamental 

O sistema PASport é a resposta às suas necessidades de contratar e gerenciar equipes, considerando o perfil comportamental como elemento decisivo.

No lugar das falhas e demoradas entrevistas tradicionais, a ferramenta PASport propõe um método cientificamente validado. Combinando tecnologia e estudos avançados em comportamento humano, a PASport possibilita que o candidato — ou colaborador já efetivado — responda um questionário dinâmico e online.

O cruzamento dos dados permitirá a avaliação assertiva dos traços de personalidade dominantes, que denotam condutas e reações previsíveis. 

O resultado é tão eficaz que, comprovadamente, atinge 94% de precisão na análise. Um número que jamais seria atingido por técnicas obsoletas.

Benefícios do PASport

Agora você deve estar se perguntando: de que formas o sistema PASport evidencia sua perícia? Como posso perceber, na prática, que a contratação ou o reposicionamento de um colaborador foi a escolha certa?

O mapeamento de perfil comportamental PASport é uma referência no mercado porque se pauta pelas demandas essenciais das organizações. 

Ao avaliar os profissionais, interpreta atributos, buscando coerência desses com as expectativas das funções para os quais estariam designados.

Quando comportamento desejável e cargo estão alinhados, os benefícios são incontestáveis, pois pessoas certas, nos lugares certos, conferem à empresa:

  • maior produtividade;
  • motivação intrínseca;
  • proatividade;
  • queda na rotatividade de funcionários;
  • engajamento dos colaboradores, que percebem os pontos fortes de seus talentos sendo estimulados;
  • satisfação de clientes;
  • diminuição de faltas ao trabalho;
  • qualidade superior nos processos e, por consequência, nos produtos e serviços.

Além dessas vantagens, a avaliação do perfil comportamental apresenta uma solução crucial, que permite estancar gastos com uma das maiores dores de cabeça de empresários: as demissões. 

Cerca de 90% das rescisões acontecem por motivos de ordem comportamental. 

Os custos das demissões, você conhece. Contudo, além dos valores factuais, próprios do desligamento do funcionário, você ainda precisa calcular:

  • recursos dispendidos no recrutamento e seleção;
  • exames admissionais;
  • equipamentos fornecidos;
  • treinamento;
  • salários pagos até a demissão;
  • impactos gerados pela baixa produtividade do funcionário;
  • reclamações de clientes.

A lista é longa e onerosa! 

Portanto, se você deseja evitar inconvenientes tão dispendiosos, resolva o problema com eficiência. 

Agende uma reunião com a PASport e descubra como a avaliação de perfil comportamental pode revolucionar sua lucratividade e reputação no mercado.

Qualquer dúvida estamos à sua disposição!

Deixe um comentário