Notícias

Manter o currículo atualizado é estratégia inteligente

Muitas pessoas não atualizam seus currículos até precisar de um novo emprego. No entanto, com a estabilidade nos empregos cada vez menos garantida, o ideal é que todas as informações profissionais estejam sempre em dia, para facilitar o acesso das empresas.

Para o autor Martin Yate, em artigo no site CareerCast, a incerteza é a única certeza atualmente. “Manter o currículo atualizado é uma estratégia inteligente de gestão de carreira que deixa o profissional pronto para o desastre ou para a oportunidade”, garante.

O especialista alerta para três pontos importantes:

- Os currículos seguiram a tendência de grandes empresas, que agora pedem versões online em vez de cópias impressas. Ou seja, o ideal é estruturá-lo de maneira que ele seja fácil de adaptar para os sites de busca e base de dados, incluindo cargos-alvo e palavras-chave que definam as habilidades.

- O currículo deve ser visualmente acessível, uma vez que a primeira leitura dos recrutadores dura, em média, seis segundos. A primeira metade da página deve trazer as principais informações, que podem ser repetidas e aprofundadas nas descrições de cargos.

- Os recrutadores esperam que o seu currículo esteja atualizado e que haja consistência entre essas informações e as utilizadas nos perfis das redes sociais.

Esses cuidados fazem parte de uma estratégia de longo prazo na gestão da carreira. “o currículo é a base de sua marca e é a sua principal ferramenta de marketing. Quando o seu currículo funciona, as portas das oportunidades se abrem para você. Mantenha seu currículo atualizado em todos os momentos, pois você nunca sabe quando você vai precisar dele, seja na próxima promoção ou em um novo emprego”, conclui Yate.



Newsletter



Acompanhe as novidades do mercado com a Prática Recursos Humanos:

© 2017 Prática Recursos Humanos. Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas