Notícias

O que é estágio?

O estágio é a prática profissional que realiza um estudante para pôr em prática os seus conhecimentos e as suas competências. O estagiário é o aprendiz que leva a cabo esta prática com a intenção de obter experiência de campo, ao passo que quem se encarrega de o orientar e formar é o tutor.

O objectivo do estágio, por conseguinte, é proporcionar experiência laboral ao estagiário e prepará-lo para que se possa desenvolver no sector de actividade associado à sua futura profissão. A remuneração que aufere pelo estágio é nula ou fraca, o que, em muitos casos, é aproveitado pelas empresas para contratar mão-de-obra barata.

O estágio implica a formação do estudante. Quando uma empresa contrata estudantes para um estágio e se limita a admiti-los sem se preocupar com a formação, trata-se de uma violação do espírito do conceito e do direito laboral. É importante, por conseguinte, ter em conta que algumas empresas se aproveitam dos estágios para cortar nos gastos.

Não se deve confundir o estágio com a bolsa de estudos, uma vez que esta serve para subsidiar os estudos dos estudantes com bons resultados escolares mas com dificuldades económicas, de modo a ajudá-los a concluírem os seus estudos.

Exemplos: “O meu irmão está prestes a receber o diploma de engenheiro e acabou de conseguir um estágio de seis meses numa empresa multinacional”, “Entre o estágio e os exames finais, não tenho tempo para descansar ou sair”, “Quando realizei o estágio, fizeram-me trabalhar como um escravo e nem sequer me deram ajudas de custos para o transporte”.

 

 Referência:  https://conceito.de/estagio