Notícias

Filmes podem ajudar nos estudos

Muitas vezes o jovem deixa de assistir filmes para dar prioridade aos estudos. Afinal, em duas horas dá pra revisar um monte de conteúdo. Mas e se desse para juntar os temas de aula com a alegria de assistir um bom longa-metragem ou um documentário? Pensando nisso, a ABRHestágios separou uma lista de 10 filmes que podem ajudar nos estudos:

 

1- Tempos Modernos (1936): O filme de Charles Chaplin é uma comédia que retrata características da Segunda Revolução Industrial, mostrando formas de trabalho e a sociedade da época.

 

2- Diários de Motocicleta (2004): Acompanha a viagem de moto feita pela América do Sul por Ernesto Guevara, aos 23 anos, antes de se tornar "Che" e tomar parte na Revolução Cubana. Gael García Bernal protagoniza o longa.

 

3- Hotel Rwanda (2004): Mostra o conflito civil entre tutsis e hutus ocorrido em Ruanda, em 1994, que ficou conhecido como o maior genocídio africano dos tempos modernos. O elenco conta com Don Cheadle e Joaquin Phoenix.

 

4- Olga (2004): O filme tem como plano de fundo a época do Estado Novo, mostrando características da Era Vargas e como foi a Intentona Comunista. Camila Morgado interpreta a personagem principal.

 

5- Diamante de Sangue (2006): Auxilia nos estudos sobre a África e as desigualdades sociais. O filme trata do contrabando de minérios e da guerra civil na Serra Leoa. Leonardo DiCaprio e Jennifer Connelly estão no elenco.

 

6- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006): O filme mostra a ditadura militar brasileira sob a ótica de um menino. Caio Blat é o protagonista do longa.

 

7- Persépolis (2007): A animação pode servir como referência para os estudos sobre Revolução Islâmica e a crise no mundo Árabe.

 

8- O Menino do Pijama Listrado (2008): Ajuda a discutir o conceito de eugenia e exemplifica os campos de concentração nazistas. Asa Butterfield e Vera Farmiga estão no elenco.

 

9- Lixo Extraordinário (2010): Um documentário que pode ajudar no debate sobre inclusão social e o papel da arte. A questão dos lixões e do excedente de lixo também podem ser discutidas a partir do filme.

 

10- Xingu (2011): O longa brasileiro mostra a interação entre o homem moderno e as tribos indígenas. O filme evidencia que é necessário muitas vezes não intervir para que a cultura indígena seja preservada. Caio Blat, Felipe Camargo e João Miguel são os protagonistas.



Newsletter



Acompanhe as novidades do mercado com a Prática Recursos Humanos:

© 2017 Prática Recursos Humanos. Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas