Notícias

Timidez: como lidar

É comum existir em um grupo de pessoas diferentes personalidades. Sempre tem aquele cara mais extrovertido e comunicador, o brincalhão e o mais calado. Geralmente, os que não conversam muito são os mais tímidos, que necessitam de um tempo maior para se soltar. A timidez pode ter diferentes origens e pode iniciar muito cedo, no convívio com os pais que tenham um perfil mais reservado, com familiares muito críticos, ou até mesmo em casos de humilhação individual.

Para a diretora Pedagógica da ABRH-RS, Khaterine Minella, a saída para vencer a timidez pode estar no próprio ambiente de aula: “Para melhorar a desenvoltura e desinibição, os estudantes devem fazer da sala de aula um laboratório de aprendizagem, se oferecendo para apresentar os trabalhos em grupo e não mais ficar nos bastidores, interagindo com os colegas, questionando os professores, participando em aula, dando a sua opinião. A sala de aula é um lugar onde é possível experimentar comportamentos sociáveis.”, explica.

Para pessoas com mais dificuldade, existem cursos específicos que auxiliam na melhoria deste processo. No entanto, Katherine alerta, se o jovem entender que não consegue vencer sozinho a timidez, deve procurar ajuda psicológica.



Newsletter



Acompanhe as novidades do mercado com a Prática Recursos Humanos:

© 2017 Prática Recursos Humanos. Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas