fbpx

Entenda porque vale a pena contratar estagiários

Conheça as  principais vantagens

Contratar estagiário, sem dúvidas, é um ótimo investimento para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. E isso não tem relação apenas com os baixos custos trabalhistas.

 

Pelo contrário, quem opta por contratar estagiários só para ter alguém que recebe menos, está muito longe de ter a visão empreendedora que todo negócio precisa para atingir o sucesso. 

 

Na maioria das vezes, investir em um estudante e incentivá-lo pelo trabalho, além de colaborar muito para o crescimento da equipe da empresa como um todo, também pode revelar um grande talento para a empresa que trará frutos para o futuro. 

 

Muitas empresas renomadas são reconhecidas por possibilitarem novas oportunidades para pessoas com poucas ou nenhuma experiência. Elas se tornam grandes polos de conhecimento por agregar valor e possibilidades para quem está começando. Ou seja: contratar estagiários é uma prática que pode contribuir, também, para reforçar positivamente sua marca no mercado.

 

Quer saber mais sobre como contratar estagiários e os benefícios dessa ação? Vamos te contar tudo neste artigo. Acompanhe!

 

Quem pode contratar um Estagiário?

Todas as empresas e associações civis podem contratar estagiários. O mesmo vale para órgãos de administração pública, profissionais liberais de nível superior, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional, e MEI (Microempreendedor Individual)  que pode ter um funcionário OU  um estagiário.

 

Com relação ao tempo de contrato, a regra é a mesma para todas as categorias contratantes: todos devem respeitar a Lei do Estágio. Ele pode estagiar por até dois anos, desde que mantenha sempre o vínculo com uma instituição de ensino e que seja supervisionado por algum profissional experiente da área.

 

 

Vantagens em contratar estagiário

Vamos agora, entender todos os bons motivos para você adotar a cultura da contratação de estagiários e formação de novos profissionais desde a base, na sua empresa. Acompanhe.

 

 

    1. Você forma profissionais com a sua cultura de negócio 

O investimento em um acadêmico traz uma grande vantagem: possibilidade de moldar o profissional de acordo com as necessidades e o perfil da empresa. E levando em conta que mais de 70% das demissões ocorrem por questões comportamentais e não técnicas, este é um fator muito relevante!

 

Ao contratar um jovem estudante, você estará diante de um profissional ainda sem os chamados “vícios do mercado”. Ou seja: alguém que não desenvolveu seu próprio modus operandi, com atalhos, recursos e até mesmo malandragens que podem ir contra a sua estratégia de negócio.

 

Então, você poderá formar este profissional com a conduta de acordo com os valores e cultura da sua empresa. Ele estará mais apto a moldar-se às prioridades, ao ritmo operacional e ao padrão de relacionamento interno e atendimento ao cliente ditados pela sua estratégia de negócio.

 

O principal resultado positivo em potencial será formar um profissional que continuará por muitos anos com você, mesmo depois de formado, cumprindo e disseminando a cultura da sua empresa para os novos que entrarem. E vamos combinar: reduzir a rotatividade e ainda ter um evangelizador interno, é uma baita vantagem, não é mesmo?

 

 

    2.Você traz atualização e tecnologia para o seu negócio

Muitas novidades, sejam elas resultados de pesquisa acadêmica ou inovações tecnológicas, chegam primeiro na universidade. Tanto ao consumir a bibliografia recomendada pelos professores, quanto tendo acesso aos diversos estudos de caso debatidos e apresentados em sala de aula, um universitário está em constante atualização, o tempo todo.

 

E este pode ser um refresco inovador muito importante para o sucesso dos seus negócios. Ter dentro da sua empresa um estudante, que tem acesso a tantas novidades e ideias, até mesmo de outros setores de atuação, pode originar inovações e muito crescimento.

 

Avalie: quanto tempo e dinheiro te custaria estar sempre fazendo cursos e participando de seminários de atualização? Tudo isso pode ser economizado. Em uma conversa de 15 minutos com seu estagiário você poderá ir direto ao ponto e descobrir quais novidades são relevantes para o seu negócio. Reflita! 

 

 

    3.Você reduz o investimento operacional inicial

As vantagens de contratar um estagiário são inúmeras, mas um delas é indiscutível: a financeira! Como sabemos, custo para empresa ao contratar um estudante é bem menor do que contratar um empregado formal no regime CLT.

 

A principal redução está nos pesados encargos trabalhistas. Um estagiário recebe, da sua empresa, a bolsa auxílio, o transporte, a alimentação e 30 dias de descanso remunerado a cada 01 ano trabalhado e a taxa de administração da agência de estágios. O custo final é muito menor que uma vaga CLT, que terá um acréscimo final de cerca de 40% do valor do salário do empregado, apenas com taxas e impostos.

 

Em tempos de crises, como esta que estamos passando com o Coronavírus, milhares de empresas não conseguem manter seus funcionários por causa do alto custo mensal e baixo retorno. Mas se contar com alguns estagiários, talvez encontre uma saída financeiramente viável para manter sua operação funcionando.

 

 

    4.Você fortalece o mercado e a economia  local

Quando empresas dão oportunidades de emprego para estudantes locais, consequentemente fortalecem a economia da região. Afinal, se todos os bons profissionais precisarem sair para cidades maiores em busca de bons empregos, as empresas locais sempre terão crescimento limitado, devido à dificuldade em encontrar bons profissionais. 

 

O oposto também é verdadeiro, se os bons profissionais formados na cidade vão embora, muitas empresas precisam atrair candidatos de outras cidades, o que às vezes custa mais caro e inviabiliza outros investimentos importantes para o negócio.

 

Assim, ao contratar um estagiário, você aumenta as probabilidades dele ficar na sua cidade.

 

 

    5.Você realiza boa parte do processo seletivo online

Devido ao cenário atual, muitas empresas estão de portas fechadas em função da quarentena de isolamento para prevenção do coronavírus. 

 

Mas seus processos seletivos de estagiários não precisam parar. Há empresas , como a  Prática Recursos Humanos – Representante regional da ABRH-RS , em que você consegue evoluir praticamente todas as etapas do processo seletivo de estagiários de forma online, ganhando tempo e produtividade com trabalho remoto.

 

 

Qual é o número máximo de estagiários sua empresa pode ter?

Uma dúvida muito frequente enfrentada pelas pessoas jurídicas concedentes do estágio, sejam elas com ou sem finalidade lucrativa, é a respeito da existência ou não de um limite quanto à quantidade máxima de estagiários.

 

Há uma regra específica para MEI, que pode ter até um empregado, podendo ser ele estagiário ou não, mas não podem acumular estagiário mais funcionário. Para os demais casos, a regra é a que segue abaixo: 

 

  • Aos estágios de nível superior e nível médio profissional não há limitação quanto à quantidade de estagiários.
  • Aos estágios de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, há uma limitação quanto ao número de estagiários. O Art. 17, inciso IV estabelece que acima de 25 (vinte e cinco) empregados, o limite é de até 20% (vinte por cento) de estagiários. Quando o cálculo resultar em fração, poderá ser arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

Portanto:

 I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário;

II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;

III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários;

IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados, até 20% (vinte por cento) de    estagiários.

 

 

Como fazer para contratar um estagiário?


O processo é simples e rápido.  A empresa poderá Solicitar o Convênio Empresa através de estagios@praticapf.com.br gratuitamente. Depois de conveniadas as empresas poderão abrir a vaga diretamente no site www.praticapf.com.br ou pelo e-mail acima informando os Dados da Vaga

 

Desta forma, selecionaremos os estudantes que mais se aproximam do perfil exigido e enviaremos para a empresa o Currículo Vitae ou o agendamento de uma entrevista. 

 

Após o estudante ser selecionado, a empresa deverá enviar devidamente preenchida, a Carta de Aprovação recebida, contendo todas as informações do estágio, como atividades, carga horária, valor da bolsa, entre outras. 

 

Caso você já tenha um estagiário e deseje somente legalizar a contratação, necessitamos do Convênio Empresa e a Carta de Aprovação. Após esse processo, a empresa receberá em seu e-mail o contrato para assinar digitalmente.

 

É simples, rápido e eficaz! Economize tempo e dinheiro, convenie sua empresa agora mesmo em nosso site, e conte com todas as vantagens de poder contratar estagiários você também.

 

ABRIR UMA VAGA DE ESTÁGIO AGORA

Manual da Quarentena para Estudantes

Para estudantes: 12 Dicas para aproveitarem o tempo e se cuidarem no período de quarentena contra o coronavírus

A quarentena para reduzir o contágio com o Coronavírus pegou muita gente de surpresa. Inclusive milhões de estudantes, que estavam habituados às suas rotinas escolares e universitárias, bem como aos encontros com os amigos e às demais atividades sociais.

A recomendação da Secretaria da Saúde é o isolamento social, para evitar que o “boom” de contágio do vírus faça com que o sistema de saúde brasileiro inteiro entre em colapso.

O grande risco é que todos sejam contaminados ao mesmo tempo, causando um alto número de doentes precisando de internamento, leitos e respiradores mecânicos que serão insuficiente para atendê-los.  E isso não vale apenas para o SUS, vale também para a rede privada!

Vale lembrar que outros doentes, que precisam do sistema de saúde para situações além do Coronavírus, também ficarão sem atendimento se este panorama assustador e caótico se concretizar. O que pode levar o número de doentes graves e de mortes para a casa dos milhões.

Embora o cenário do coronavírus seja assustador, o isolamento social também é. Principalmente quando há uma quebra brusca assim na rotina. A boa notícia é que a adaptação parece muito difícil, mas é totalmente possível.

 

O que os estudantes podem fazer durante a quarentena?

A modernidade e a tecnologia nos permitem muitos recursos preciosos, como computadores, internet, Netflix e seus similares e as poderosas redes sociais, que nos deixam em contato com quem não pode estar fisicamente perto.

Mas nossas dicas aqui irão além de recomendar chamadas de vídeo, maratonas de seriado e meditação. Sabemos que você já está recebendo muitas dessas recomendações e conhece essas opções.

O foco da Prática Estágios está em dar dicas que contribuam para o seu bom rendimento nos estudos, bem como alertar seu olhar para medidas preventivas que muitas vezes passam despercebidas. Vamos descobrir juntos?

 

1.Quarentena não é férias: #fiqueemcasa. Mas entenda porque

 O coronavírus realmente é mais perigoso para alguns grupos de riscos: idosos, pessoas com doenças crônicas (asma, hipertensão, diabetes, entre outros) e pessoas com complicações cardíacas ou respiratórias. No entanto todos devem respeitar à recomendação de isolamento social por dois motivos:

  • Mesmo estando fora dos grupos de risco, 1 a cada 1000 pessoas é contaminada e enfrenta complicações com o coronavírus;
  • Mesmo que o vírus não infecte você, sem respeitar o isolamento social você pode transportá-lo e contaminar alguém do grupo de vulnerabilidade, colocando esta pessoa em alto risco. 

O problema é que há muitas pessoas com um pensamento egoísta por aí. Embora tenham recebido o grande benefício de poder resguardar-se e proteger-se, ficando em casa, há quem esteja descumprindo as recomendações da Secretaria da Saúde pelo simples fato de pensar que possui baixa probabilidade de sofrer complicações com a doença.

Mas vamos a uma reflexão rápida. Quantas pessoas com 60 anos ou mais você ama? Você conhece alguém que tem hipertensão, asma, diabetes ou outra doença crônica, que não gostaria de perder? Provavelmente sim. Você e outros milhões de brasileiros. Então, vamos fazer isso por eles? Para evitar que eles passem por maus bocados sem atendimento hospitalar?

Em defesa a esta causa, a Prática Estágios te convida a respeitar as recomendações de prevenção. Quarentena não é férias. Então, por favor, #ficaemcasa.

 

2.Mantenha sua grade de aulas EaD em dia

Muitos cursos possuem disciplinas na modalidade EaD. Algumas universidades, inclusive, adaptaram aulas para este formato, com o objetivo de evitar ainda mais atrasos à rotina estudantil dos alunos.

Algumas instituições consideram como falta quando o aluno não assiste às aulas online, principalmente aquelas que são ao vivo. E as atividades, como trabalhos e provas, também “valem nota” normalmente. Então, não marque bobeira: priorize manter suas aulas e atividades EaD em dia.

 

3.Adiante trabalhos e estude para provas

Talvez você não possua  atividades EaD o suficiente para preencher todo o tempo que ficava na universidade, estudando. Mas, provavelmente, há trabalhos e provas que já estavam agendados, antes da quarentena começar.

Sendo assim, mesmo que não saibamos ao certo o dia em que nossas vidas retomarão sua rotina normal, a dica aqui é agir como se os trabalhos e provas ocorressem na mesma data. 

Faça esses trabalhos, com calma, carinho e capricho. Agora você tem mais tempo que antes e pode dedicar-se a aprender melhor o que está sendo proposto na atividade. 

Estudar para as provas que já estavam agendadas também traz esses benefícios. Você terá tempo hábil para tirar dúvidas consultando a internet, os colegas e até aqueles professores com quem mantém contato pelas redes sociais.

 

4.Leia a bibliografia das suas aulas

Na grande maioria dos casos, mesmo em disciplinas de aulas mais práticas e técnicas, a grade curricular é trabalhada com base em uma bibliografia. A listagem desses livros geralmente fica disponível nas áreas de acesso a o aluno dos sites das universidades, mas se você não encontrar, pode pedir ajuda a algum professor com quem tenha contato.

Há muitos livros disponíveis gratuitamente na internet, bem como há muitas universidades que dispõem de bibliotecas virtuais. Mas caso você não encontre, pode fazer uma vaquinha com colegas e adquirir a versão virtual desses materiais para lerem em conjunto. 

Mas de maneira virtual, ok: cada um na sua casa!

 

5.Aproveite os cursos online que estão sendo disponibilizado gratuitamente para estudantes

Se o mercado de trabalho já estava competitivo antes, a tendência é ficar ainda mais. O impacto econômico da quarentena pode deixar as vagas ainda mais concorridas e, para ter mais chances, os estudantes precisam estar mais preparados.

Por isso, aproveitar a quarentena para fazer cursos de especialização e de aprofundamento técnico é uma ótima pedida. Aproveite seu tempo livre dessa forma! 

Confira esta matéria do site Guia do Estudante, que indica 600 cursos grátis e online para você fazer durante a quarentena. 

 

6.Acompanhe bons PodCasts sobre Carreira

Passar muito tempo na frente do computador ou do celular cansa os olhos e a mente. Você já experimentou ouvir podcasts? Uma das grandes vantagens é poder ouvir enquanto faz outra coisa: como arrumar o quarto, cozinhar ou lavar a louça (é chato mas temos que fazer, né? rsrs).

opções incríveis sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre empreendedorismo, tecnologia e carreira. Aproveite este período para adquirir este hábito e turbinar ainda mais seus conhecimentos. 

Confira aqui dicas de ótimos podcasts para você conhecer. Aproveite também para conhecer o Podcast da Prática Estágios, que traz ótimas dicas para estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho.

 

7.Suspenda totalmente “rolês”  e eduque os idosos teimosos

Voltando ao clichê de que quarentena não é férias, temos que lembrar  que mesmo atividades internas e domésticas que reúnem poucas pessoas devem ser suspensas. Isso inclui visitas a amigos e familiares, jantares, churrascos, principalmente envolvendo pessoas mais velhas, bem como interromper totalmente as atividades físicas ao ar livre.

Não é difícil ver pelas ruas pessoas fazendo caminhadas, correndo, pedalando, levando seus pets para passear ou comprando 5 pãezinhos para o café da tarde. Gente, o momento atual não é brincadeira! Saiam de casa quando for inevitável, compre e resolva tudo que for necessário para ficar um bom tempo sem sair de casa. 

Eduque também seus pais, avós, tios  e todos os idosos com quem tem contato e ainda não entenderam a gravidade da situação. Algumas prefeituras já emitiram decreto proibindo a circulação de idosos pelas ruas, como a de Porto Alegre. Até que isso aconteça por aqui, vamos nós tentar segurá-los em casa.  

 

8.Adie suas viagens e visitas

Para quem mora sozinho e longe da família, o desafio é maior. O impulso nos faz querer voltar correndo para perto dos nossos entes queridos, mas infelizmente essa não é a conduta indicada. 

Ao viajar, podemos transportar o vírus para muitas pessoas. E vale lembrar que alguns paradouros da estrada têm alta circulação de pessoas e higiene precária, podendo ser foco de contaminação. 

Para você entender melhor a seriedade da situação, entenda qual é o tempo de sobrevida do coronavírus em cada tipo de superfície:

Manter tudo limpo, lavar muito bem as mãos e usar álcool em gel é muito importante. Mas a maior prevenção, realmente, é ficar em casa!

 

9.Higienize bem os alimentos

Outro hábito muito importante e que poucas pessoas dão a devida atenção trata-se da higiene dos alimentos, principalmente as hortaliças. Elas ficam expostas em supermercados, ambiente de alta circulação. Muitas vezes são até trazidas de outras cidades em condições que desconhecemos.

Não apenas contra o coronavírus, mas para toda a nossa vida, a higiene correta dos alimentos nos protege de uma vasta série de contaminações. 

Lavar apenas com água ou adicionar vinagre e deixar as hortaliças marinando, não resolve. O método seguro é lavá-las com água corrente e, depois, deixar de molho por 15 minutos nesta solução; 

  • 1 litro de água + 1 colher de cloro.

Após este período, lave novamente com água corrente e mantenha-os guardados na geladeira.

 

10.Caso seja inevitável sair de casa, tome todos os cuidados

Para quem mora sozinho, ou para quem atua nos setores da economia de serviços essenciais que não podem parar, como saúde, alimentação, transporte e outros, muitas vezes não tem jeito. Chega um momento em que  é necessário sair de casa e não tem como escapar.

No entanto, tomando todos os cuidados cabíveis, você reduz drasticamente as chances de contágio. Confra as boas práticas nas imagens abaixo: 

 

     

 

11.Acompanhe o panorama atual

Certamente, ficar o tempo todo antenado nas notícias, principalmente nas ruins, pode gerar ansiedade e piorar a adaptação ao isolamento do contato físico. No entanto, é importante manter muita atenção sobre as novidades, bem como sobre os impactos políticos que a pandemia irá causar no mundo inteiro. 

Para não entrar em paranoia, tente se organizar para se atualizar apenas uma vez ao dia. Vamos deixar, aqui, alguns links úteis para você consultar:

Grandes Jornais

As manchetes da página inicial dos grandes jornais trazem um bom resumo das últimas novidades sobre o coronavírus e seus impactos no sistema de saúde e na economia do país.

Visualizador em tempo real

Este site, que tem uma ótima visualização também em celulares, traz a atualização de números de infectados e mortos em todo o mundo.

 

12.Procure um estágio

Se você deseja ingressar no mercado de trabalho, aproveite também a quarentena para pesquisar uma vaga de estágio no site da Prática PF. 

Aqui, as melhores empresas de Passo Fundo e região recrutam seus estagiários e, com uma boa experiência ainda durante a formação, você aumenta suas chances de se destacar e conquistar uma grande vaga depois de formado. 

Confira nossas vagas aqui! 

 

 

Perfil comportamental: Porque apostar na avaliação de PASport?

perfil comportamental, avaliação de perfil comportamental, PASport, benefícios, estratégia

Estima-se que o perfil comportamental é responsável por 70% dos fatores determinantes de sucesso de um indivíduo ou de uma equipe.

Em virtude de experiências práticas que comprovam essa informação, muitas empresas adotam estratégias — na ocasião de entrevistas de emprego — que pretendem ter uma leitura mais apurada do candidato. 

Perguntas que intentam prever reações no ambiente de trabalho, na dinâmica com demais colaboradores e clientes, são bastante comuns.

Porém, nas entrevistas tradicionais, os candidatos nem sempre são transparentes. Não porque sejam mentirosos! 

Apenas entregam as respostas que julgam adequadas, para conseguirem a vaga.

Em outras situações, suas respostas são inadequadas porque a tensão os inibe. Não conseguindo pensar com clareza, acabam falando coisas incoerentes com sua personalidade.

Então como avaliar o perfil comportamental, de modo confiável? Existe alguma metodologia que alcance resultados precisos? Siga a leitura e descubra!

PASport: estratégia de avaliação de perfil comportamental 

O sistema PASport é a resposta às suas necessidades de contratar e gerenciar equipes, considerando o perfil comportamental como elemento decisivo.

No lugar das falhas e demoradas entrevistas tradicionais, a ferramenta PASport propõe um método cientificamente validado. Combinando tecnologia e estudos avançados em comportamento humano, a PASport possibilita que o candidato — ou colaborador já efetivado — responda um questionário dinâmico e online.

O cruzamento dos dados permitirá a avaliação assertiva dos traços de personalidade dominantes, que denotam condutas e reações previsíveis. 

O resultado é tão eficaz que, comprovadamente, atinge 94% de precisão na análise. Um número que jamais seria atingido por técnicas obsoletas.

Benefícios do PASport

Agora você deve estar se perguntando: de que formas o sistema PASport evidencia sua perícia? Como posso perceber, na prática, que a contratação ou o reposicionamento de um colaborador foi a escolha certa?

O mapeamento de perfil comportamental PASport é uma referência no mercado porque se pauta pelas demandas essenciais das organizações. 

Ao avaliar os profissionais, interpreta atributos, buscando coerência desses com as expectativas das funções para os quais estariam designados.

Quando comportamento desejável e cargo estão alinhados, os benefícios são incontestáveis, pois pessoas certas, nos lugares certos, conferem à empresa:

  • maior produtividade;
  • motivação intrínseca;
  • proatividade;
  • queda na rotatividade de funcionários;
  • engajamento dos colaboradores, que percebem os pontos fortes de seus talentos sendo estimulados;
  • satisfação de clientes;
  • diminuição de faltas ao trabalho;
  • qualidade superior nos processos e, por consequência, nos produtos e serviços.

Além dessas vantagens, a avaliação do perfil comportamental apresenta uma solução crucial, que permite estancar gastos com uma das maiores dores de cabeça de empresários: as demissões. 

Cerca de 90% das rescisões acontecem por motivos de ordem comportamental. 

Os custos das demissões, você conhece. Contudo, além dos valores factuais, próprios do desligamento do funcionário, você ainda precisa calcular:

  • recursos dispendidos no recrutamento e seleção;
  • exames admissionais;
  • equipamentos fornecidos;
  • treinamento;
  • salários pagos até a demissão;
  • impactos gerados pela baixa produtividade do funcionário;
  • reclamações de clientes.

A lista é longa e onerosa! 

Portanto, se você deseja evitar inconvenientes tão dispendiosos, resolva o problema com eficiência. 

Agende uma reunião com a PASport e descubra como a avaliação de perfil comportamental pode revolucionar sua lucratividade e reputação no mercado.

Qualquer dúvida estamos à sua disposição!

Seleção de pessoas: como ser eficiente sem um setor ou agência de RH?

seleção de pessoas, boa contratação, boa contratação sem setor de RH, como fazer uma boa contratação, RH, tecnologia

A ausência do setor de recursos humanos, bastante comum em pequenas e médias empresas, não pode ser empecilho para ter um processo eficiente de seleção de pessoas  com eficiência.

O problema é que, por acreditar que serviços terceirizados — como consultorias especializadas em RH — despendem muitos recursos financeiros, gestores acabam errando no modo de seleção de pessoas e identificar talentos. Acabam utilizando técnicas caseiras, que muitas vezes são pouco assertivas, justamente por não ter expertise e conhecimento de como fazer uma boa entrevista e descobrir o real perfil do candidato.

O resultado aparece em forma de más contratações, que implicam em onerosos custos ocasionados por demissões e produtividade medíocre.

Porém, assim como em tantos outros processos da organização, a tecnologia oferece alternativas que simplificam e otimizam a escolha estratégica de candidatos.

Conheça um conjunto de práticas assertivas, que orientam contratações eficientes — sem representar um rombo no orçamento!

O que não fazer 

Ainda que o RH não exista em sua empresa, você compreende a funcionalidade do setor. No que diz respeito às admissões, sabe que os profissionais da área são responsáveis por atrair candidatos, com potencial para preencher vagas em aberto. 

Também entende a importância da triagem criteriosa de currículos e condução de entrevistas, que objetivam verificar o perfil do candidato.

Logo, a ausência do RH não elimina sua razão. É preciso respeitar a essência das etapas, mesmo que os métodos sejam outros.

Alertamos para esse cuidado porque, movidos pela ansiedade de contratar rápido, empresários esquecem que precisam contratar o melhor.

Assim, acabam recebendo currículos aleatórios, com pouca afinidade com as atribuições e exigências do cargo. Ou terminam aceitando sugestões, pouco embasadas, de outros funcionários, que indicam conhecidos para a vaga. Com muita sorte, pode até dar certo. 

Mas a sorte é rara e inconstante…

Como acertar na  seleção de pessoas?

O primeiro passo é ter um planejamento, entender que a seleção de pessoas é um processo. 

Tudo começa na percepção das necessidades reais da empresa. Anote as atividades que espera que o novo funcionário execute e observe que espécie de conhecimento prévio elas requerem. 

Isso ajudará a definir se precisa de alguém com sólida experiência ou se um estagiário poderia ser uma escolha interessante.

Além das habilidades técnicas, identifique quais competências são desejáveis no profissional que procura. Ele deve ser criativo, metódico, bom negociador, um líder? 

Ninguém é “tudo ao mesmo tempo”. Portanto, saiba quais condutas seriam mais produtivas para o desempenho do cargo em questão. 

Quando concluir o descritivo da vaga, verifique se o texto é claro e bem direcionado. Utilize as redes sociais para divulgação. O Linkedin é uma opção bastante promissora. 

Sites de anúncio de emprego são alternativas a considerar — desde que a plataforma se dirija ao público que você precisa atingir.

Ao receber os currículos, não se distraia dos requisitos que estabeleceu. A triagem é facilitada quando segue os critérios previamente definidos.

Hora da entrevista!

O próximo passo é a entrevista. Nesse ponto, a competência analítica e técnica  determinará a qualidade do recrutamento. Trata-se de uma etapa complexa, mesmo para empresas com RH. 

Afinal, é nesse momento que o avaliador precisa enxergar além, interpretando o perfil comportamental  do candidato, com objetivo de determinar se ele é — ou não — a melhor escolha para o cargo.

O sistema PASport soluciona esse impasse, permitindo que mesmo pessoas que não sejam experts em RH e entrevistas  consigam enxergar o real perfil do candidato de forma ágil e assertiva. Através de um questionário — rápido e online — o candidato seleciona respostas que serão automaticamente avaliadas. 

A ferramenta é altamente especializada, conseguindo entregar, em minutos, relatórios completos sobre o perfil comportamental do candidato. Facilitando e agilizando para quem é do RH, e mais ainda para empresas que não tem um RH especializado na sua estrutura. 

Complementa, assim,  os demorados, caros e imprecisos métodos tradicionais de entrevistas, alcançando índice de 94% de assertividade nos recrutamentos. 

Desta forma você é capaz de realizar contratações rápidas e assertivas, mesmo sem ter uma estrutura formal de RH em sua empresa. Se tiver melhor! Mas se não tiver, não se preocupe, pois já há solução para este problema.

Saiba mais sobre a PASport no site e em outros posts de nosso blog!

Como montar um time de vendas campeão

time de vendas; time de vendas campeão; perfil comportamental; vendedores

Time de vendas: independente de tamanho e segmento, toda empresa tem o objetivo de extrair melhores resultados dele. Para tanto, é evidente que a qualidade deve guiar cada passo do negócio, sem exceções e contemplando, principalmente, o recrutamento e o desenvolvimento do time.

Investimento em tecnologia, estrutura e inovação, por exemplo, são pilares de uma empresa próspera. Porém, nenhum produto ou serviço – por mais eficiente que seja – sobrevive sem vendedores aptos, capazes de fazer a ponte entre o bem oferecido e o desejo do consumidor.

Sabendo que a equipe de vendas é decisiva para a saúde financeira de qualquer empreendimento, é fundamental garantir que sua seleção seja orientada por critérios inteligentes. E muito se engana quem pensa que um currículo ou uma simples entrevista cumpre esse papel! Até porque extroversão elevada não pode ser confundida com foco em resultado.

Quem deseja montar um time de vendas campeão deve observar, no momento da contratação, o mesmo princípio que ocasiona demissões: o perfil comportamental. 

Entenda porque aplicar esse conceito representa uma grande vantagem estratégica e descubra como você pode usá-lo, em sua empresa!

Metodologias de contratação: por que é importante rever a sua?

Não foi à toa que apontamos o perfil comportamental como razão de demissões. Se você já precisou dispensar algum empregado, pondere: o que o levou a essa atitude? Geralmente, as causas não estão no currículo, não é mesmo? 

Pense quais palavras usaria para relatar o que trouxe insatisfação com o desempenho. Você notará que elas apontam numa direção: comportamento, personalidade, atitudes.

Se estamos tão cientes da relevância das condutas, quando diagnosticamos um problema em nosso time de vendas, por que não percebemos esse critério como referência no momento propício – o da contratação?

Bem, obviamente as empresas de sucesso não estão cegas a tal questão… Por isso adotam metodologias que asseguram esse cuidado em sua seleção de colaboradores. 

O método de análise comportamental vai muito além de uma entrevista de 5 minutos com um candidato. Ele faz uma leitura hábil de indicadores e características, que permite prever se aquela pessoa que está buscando o cargo tem legítima afinidade com as habilidades que serão necessárias para seu desempenho.

Qual o perfil comportamental de um time de vendas campeão?

Se houvesse uma resposta simples a essa indagação, bastaria passar a fórmula a todos os recrutadores, não é verdade? 

É preciso conhecer a especificidade das metas da empresa, as demandas de seus clientes, o tipo de produto a ser vendido… E, então, relacioná-los ao perfil comportamental de cada vendedor envolvido no processo.

Para você ter uma ideia mais clara, veja os 4 principais traços a serem observados:

  • dominância: refere-se a atributos como determinação, iniciativa, competitividade,   e pró atividade;
  • extroversão: típica de quem se comunica e interage com facilidade, é persuasivo entusiasmado e gosta de trabalhar com pessoas;: ritmo:  denota autocontrole e capacidade de entregar resultados, lidar com conflitos, tensões e pressões do ambiente;
  • conformidade: aponta o nível de compromisso com regras, precisão e perfeccionismo, bem como visão sistêmica, criatividade e capacidade de adaptação 
  • paciência: refere-se à estabilidade, versatilidade, agilidade e orientação para executar determinadas tarefas.

Evidentemente, aqui apresentamos os traços de forma muita resumida. Mas você já pode interpretar como eles repercutem na prática diária. 

Todo indivíduo possui, em sua personalidade essas 4 características, em maior ou menor intensidade. E saber a intensidade certa para cada cargo e perfil de empresa conduz a uma escolha assertiva, que otimiza o que cada um tem de melhor, de acordo com a função que lhe cabe executar.

Portanto, a seleção não pode ser impulsiva, movida por entendimentos rasos de “primeiras impressões”. É preciso empregar uma metodologia coerente, que entregue resultados profissionais. 

A PASport é uma ferramenta com essa expertise! Por meio da aplicação de uma testagem, ela sistematiza  perfis comportamentais em gráficos rápidos e fáceis de interpretar. Se você deseja formar um time de vendas campeão, descubra como a PASport pode lhe ajudar! Saiba mais!

Contratação: saiba como encontrar o candidato ideal mais rápido

contratação; contratação rápida; candidato ideal; PASport; dicas

Uma nova contratação traz, simultaneamente, oportunidades e desafios. Agregar talentos qualificados à equipe traz inovação, dinamismo e qualidade para seus processos. Porém, chegar ao candidato ideal, pode consumir tempo e recursos significativos.

Por mais urgente que seja o preenchimento da vaga, a seleção criteriosa deve ser a prioridade. Um equívoco, nessa etapa, inevitavelmente traria frustrações e prejuízos muitas vezes incalculáveis.

Mas seria possível acelerar o processo de contratação, sem abrir mão da assertividade? Com os métodos e recursos adequados, sim!

Confira 3 dicas para identificar, com agilidade, o melhor candidato para o cargo que sua empresa oferece:

1. Aperfeiçoe suas estratégias de recrutamento

Você evita uma série de desgastes desnecessários quando se certifica de que a divulgação da vaga traduz seus objetivos.

Ao descrever as atribuições e exigências do cargo, seja preciso e direto. Saiba o que procura, para perceber quando encontrar!

Atente-se à linguagem utilizada nessa comunicação. Adapte seu texto ao interlocutor que você busca atingir. Deseja um perfil mais sério e tradicional? Conduza a descrição com palavras que se comuniquem bem com esse comportamento. Precisa de alguém “super criativo e descolado”? Faça do anúncio um espelho dessas características.

Um ponto adicional é garantir que o candidato possa conhecer a cultura organizacional de sua empresa. Utilize as redes sociais para promover imagens que retratem o dia a dia da equipe, suas conquistas e o ambiente de trabalho. Assim, poderá atrair pessoas que empatizem com o estilo do local.

2. Utilize a tecnologia para minimizar custos e otimizar a contratação

Conhecer o perfil comportamental do candidato é prioridade para uma contratação bem-sucedida. Contudo, com metodologia tradicional — empregando inúmeros testes e dinâmicas — esse diagnóstico é tão demorado quanto pouco assertivo e defasado.

Com a ferramenta certa, você alcança resultados superiores, em tempo mínimo. Através da aplicação de um questionário, que pode ser respondido online — levando de 5 a 10 minutos —, a PASport consegue traçar todo o mapeamento do perfil comportamental do candidato. 

O sistema processa as respostas, automaticamente. A partir dessas, entrega um relatório preciso, com 14 páginas, que detalham os traços de personalidade e atitudes previsíveis, demonstrando se o perfil é — ou não — compatível com as especificidades da vaga. Porém, não é preciso estudar todas essa páginas para entender o perfil do candidato, esse relatório traz um gráfico resumindo as informações importantes logo na primeira página.

Como 9 a cada 10 demissões são ocasionadas pelo perfil de comportamento (não necessariamente prejudicial, mas, essencialmente, desconectado dos critérios de produtividade), é interessante garantir a melhor análise do perfil, antes das contratações. Pois, enxergar perfeitamente o perfil do candidato, mesmo antes de ele entrar na empresa é tudo o que qualquer RH e empresa desejam conseguir.

3. Considere contratações internas

Será que o candidato ideal não está mais próximo do que você imagina? Veja alguns motivos para você adotar essa estratégia:

  • motiva a equipe, que percebe reais possibilidades de ascensão na empresa;
  • retém e desenvolve talentos;
  • diminui o tempo de adaptação, pois o profissional está familiarizado com a dinâmica da organização;
  • reduz custos;
  • há prévio entrosamento com a equipe;
  • melhora o índice de acerto nas contratações, visto que já se conhece o perfil e histórico do candidato.

Além de permitir que os funcionários se anunciem como interessados na vaga, institua uma política de indicação. Opiniões e percepções dos colaboradores podem trazer subsídios importantes para sua decisão.

Seguindo essas dicas, você economiza tempo, dinheiro e garante uma contratação qualificada. 

Gostou deste post? Então aplique essas dicas e outras dicas aqui do blog no seu dia a dia e comece a aproveitar dos resultados agora mesmo. Compartilhe conhecimento: envie este conteúdo com algum colega que possa se beneficiar da informação! Adote esta ideia!

Teste de Perfil comportamental: O que é e qual a importância?

análise do perfil comportamental, definição, importância, talentos

Se você é proprietário, gestor ou RH  de uma empresa, certamente já ouviu falar em teste de perfil comportamental

Tendência em recrutamento, seleção e gestão de pessoas, a metodologia impressiona pela qualidade de resultados que entrega. 

Se ainda não está inteirado do assunto, esta é a ocasião para tirar suas dúvidas e descobrir porque as organizações de sucesso adotam essa estratégia.

Definição do perfil de comportamento

Não é segredo que pessoas felizes produzem mais e melhor. Embora reconheça a legitimidade dessa afirmação, talvez você nunca tenha refletido sobre o argumento que a sustenta.

Felicidade é um estado de harmonia. Um equilíbrio entre desejos e satisfações. Quando somos convidados a fazer coisas das quais gostamos, encontramos natural disposição e empenho. Nos sentimos em evolução ao aprimorarmos, continuamente, aquilo que já fazemos bem. Isso nos desafia e motiva.

A premissa do teste de perfil comportamental é, precisamente, descobrir para onde pende essa intrínseca destreza de cada indivíduo. E, localizando essa predisposição, perceber onde e de que forma pode ser excepcionalmente aproveitada. 

Dito de outra forma, a análise desvenda os traços dominantes da personalidade de quem ela avalia, identificando seus talentos legítimos e áreas de atuação nas quais as competências estariam melhor empregadas. 

Para chegar a tais conclusões, existe toda uma metodologia, altamente especializada, que utiliza tecnologia em combinação a estudos psicanalíticos avançados. 

Dentre as ferramentas, cientificamente validadas, que realizam assertiva análise de perfil comportamental, podemos mencionar a PASport — indiscutível referência, em termos de resultados efetivos — bem como Profiler e PDA Assessment.

Por que a análise do perfil comportamental é importante para a empresa?

O que faz uma empresa são seus processos e sua equipe de colaboradores. 

Quando pensamos na particularidade de um processo um maquinário, por exemplo, sabemos que ele precisa ser escolhido com cautela.

Se, ao realizar a compra da máquina, a empresa se deixar fisgar por publicidade ou preço promocional, sem ter o cuidado de conhecer suas funções exatas — bem como limitações— o desempenho pode ser um “susto”. Quem nunca se deixou levar pela lábia de um vendedor e depois colheu os frutos amargos dos prejuízos que atire a primeira pedra.

Igualmente ineficiente é adquirir um item que seja de excelência incontestável. Porém, com objetivos diferentes daqueles que são próprios de sua natureza. 

Isso é bastante claro quando nos encantamos com uma matéria-prima e insistimos em usá-la onde “achamos” que pode funcionar. Se o emprego não estiver de acordo com seus atributos, o resultado será desastroso.

Agora, considere essa mesma lógica aplicada às pessoas. 

O que a análise do perfil comportamental faz é selecionar a pessoa certa, para o cargo certo. Combina habilidades técnicas à avaliação das competências psíquicas, necessárias para colocá-las em prática com desenvoltura ou com “felicidade”, como ilustramos acima.

O erro de muitas empresas é contratar currículos, ignorando que diplomas não são o cotidiano das equipes. Com a análise do perfil comportamental, esse equívoco é contornado. 

Ao prever como o funcionário irá agir diante de situações típicas do cargo para o qual é escalado, permite averiguar se o talento é oportuno àquela incumbência — ou se traria maior produtividade em outro setor.

Não existe talento e comportamento certo ou errado. Existe, sim, posição adequada para as particularidades de cada um. 

Quer saber mais sobre a ferramenta PASport, que avalia perfis comportamentais com 94% de eficiência? Entre em contato conosco  e solicite uma demonstração.